Promovido pela Unilivre, evento ocorrerá no dia 8 de dezembro
Discutir o avanço das tendências tecnológicas frente aos desafios da sustentabilidade territorial das cidades será o foco do Seminário de Sustentabilidade Territorial Urbana – STU 2016, organizado pela Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e pela Rede Paranaense de Metrologia (Paraná Metrologia). O seminário ocorrerá no dia 8 de dezembro, das 8h30 às 19h, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.
“Queremos promover a discussão de alto nível sobre a sustentabilidade territorial urbana por meio da abordagem técnica de temas de relevância para a cidade”, afirma o diretor-superintendente da Unilivre, Celso Kloss.
Entre os temas estão os cenários atuais e futuros, prevenção de riscos urbanos, eficiência de uso de recursos hídricos, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos e linhas de financiamento. “Buscamos a viabilidade de ações para enfrentar o desafio de uma cidade sustentável”, explica Kloss.
As palestras terão formato de mesa-redonda, com dois a três palestrantes por tema e dois assistentes de plateia. “A ideia é deixar o seminário dinâmico trazendo mais autoridades para a discussão”, diz Eduardo Baptista, coordenador de Projetos da Unilivre.
O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti e da Fiep, é voltado para executivos, dirigentes, gestores, engenheiros, pesquisadores e técnicos, agências reguladoras e fabricantes e fornecedores de serviços e de tecnologias usadas pelos setores ligados ao tema. As inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://bit.ly/2foPqOJ .
Serviço: O STU 2016 acontece no dia 8 de dezembro, das 8h30 às 17h50, no Campus da Indústria da Fiep, na Avenida da Torres/Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico, Curitiba. Para inscrições, informe-se em http://bit.ly/2foPqOJ .
Confira a programação preliminar:
Seminário: Sustentabilidade Territorial Urbana
8h30 Credenciamento
8h50 Abertura
9h Mesa 1 – Gestão e prevenção Riscos Urbanos
Moderador: Renê Roberto Witek – Sec. Mun. de Defesa Social de Curitiba
9h05 Palestrante 01 – Cap Eduardo Gomes Pinheiro – CEPED
9h25 Palestrante 02 – Edilberto Nunes de Moura – PUC
9h45 Debate
10h Intervalo – Coffee break
10h30 Mesa 2 – Uso eficiente de Recursos Hídricos
Moderador: Reginaldo Joaquim de Souza – Tecpar
10h35 Palestrante 01 – Iram de Rezende – Instituto das Águas do Paraná
10h55 Palestrante 02 – Pedro Franco – SANEPAR
11h15 Palestrante 03 – Vitor Bicca – Coca Cola
11h35 Debate
12h Intervalo
TARDE
14h Mesa 3 – Mobilidade Urbana uma nova visão
Moderador: Marcos Traad – Detran/PR
14h05 Palestrante 01 – Silvia Barcik – Renault
14h25 Palestrante 02 – Profa. Dra. Márcia Pereira Bernardinis – UFPR
14h45 Debate
15h Mesa 4 – Gestão Estratégica de Resíduos Sólidos
Moderador: Carlos Garcez – ALEP
15h05 Palestrante 01 – Nicolau Obláden – Soluções Estratégicas para Municípios
15h25 Palestrante 03 –Cícero Bley Jr. - ABiogás
15h45 Palestrante 04 – Mauricy Kawano – FIEP A Visão da Indústria
16h05 Debate
16h20 Intervalo – Coffee break
16h45 Mesa 5 – Financiamento para a Sustentabilidade
16h50 Palestrante 01 – Fomento Paraná
17h30 Debate
17h50 Encerramento
Sobre a Unilivre
Fundada em 1991, a Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre, é uma organização não-governamental que promove projetos socioambientais e programas de capacitação em sustentabilidade urbana. Desde 2002, a instituição é uma entidade do Terceiro Setor, qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana.
A Unilivre foi idealizada com o objetivo de disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais e crescimento ordenado e sustentável das cidades. Sua inauguração oficial, em 5 de junho de 1992, contou com a presença do oceanógrafo francês e cientista marítimo, Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente.