A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove nos dias 26 e 27 de abril, o 40º Congresso Paranaense de Cardiologia, no Expo Unimed, em Curitiba. O presidente do evento, o cardiologista Dr. Ricardo Rodrigues, conta que o tema principal é a aterosclerose, doença que deposita colesterol nas artérias. “Para essa edição, montamos uma programação voltada à Cardiologia Clínica, focado no dia-a-dia do médico”, explica.
Outro destaque do evento será a participação do americano Gregory Thomas, médico que fez parte da equipe que encontrou doença cardíaca em múmia de 3.500 anos. O pesquisador ministrará palestra no Simpósio Satélite no primeiro dia do congresso. “Dr. Thomas é reconhecido mundialmente em pesquisas e identificação pioneira de cardiopatia em múmias do Egito Antigo, e isso pode nos ajudar a identificar métodos preventivos e exames melhores, com um custo mais baixo”, diz.
Estão sendo esperados para o evento cerca de 1.500 congressistas. “A maioria dos palestrantes já está confirmada e aguardamos a participação de vários profissionais e estudantes.”. Para ele, os estudantes também podem ter uma participação mais efetiva no Congresso. “Temos o Hands-on, em que levamos um caso clínico que será discutido, desenhado especialmente para que o estudante tire dúvidas básicas, converse e interaja com assuntos relacionados à profissão”, explica. Segundo o cardiologista, os acadêmicos também têm a oportunidade de exibir linhas de pesquisa na sessão de temas livres. “Os estudantes que tem trabalhos e quiserem mostrá-los, podem deixar expostos ou apresentá-los oralmente no dia do Congresso”, comenta.
Serviço: O 40º Congresso Paranaense de Cardiologia ocorre nos dias 26 e 27 de abril, das 8h às 18h, no Expo Unimed, em Curitiba. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.abev.com.br/paranaense2013/.