A Associação Brasileira de Porfiria (Abrapo) e a The American Porphyria Foundation – APF promovem, no próximo dia 20 de outubro, a I Jornada Brasileira de Porfiria, em Curitiba. O evento, que conta com a participação de médicos nacionais, recebe o Dr. Karl Andersen, da Universidade do Texas, um grande conhecedor do assunto. Dr. Andersen fará uma ampla explanação sobre porfiria, inclusive coordenará uma discussão de caso. Porfirias são um grupo de cerca de oito enfermidades, de origem genética decorrentes de deficiência enzimática, que modificam o metabolismo. Podem ser intensificadas com fatores externos como, estresse, medicamentos e alimentação.
Outros temas que também serão abordados são a porfiria cutânea tardia, os aspectos neurológicos quando está em estágio agudo, diagnóstico diferencial, a genética da doença e discussão de casos apresentados.
A I Jornada Brasileira de Porfiria ocorre na Universidade Positivo, Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Bloco Vermelho, Curitiba – Paraná, dia 20 de outubro, das 8h30 às 15h35. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].