A bicicleta vem ganhando seu espaço no cenário curitibano. Isso vem acontecendo por ser um meio de transporte não poluente, que ajuda a realizar exercício físico e ainda pode ser muito divertido. Porém andar em cidades grandes acaba se tornando um desafio para os ciclistas, principalmente aqueles que não tomam os devidos cuidados, não conhecem as leis e ainda não usam equipamentos adequados para as pedaladas.
A estudante universitária e professora de inglês, Pauline Féo, 20 anos conta que Curitiba possui um espaço para o ciclista muito bom, mas o trânsito atrapalha muito. “Ao mesmo tempo em que a cidade tem um espaço ótimo para pedalar, o trânsito deixa tudo muito difícil, pois mesmo com pessoas que respeitam e passam mais longe, tem aqueles que buzinam, xingam, mandam ir para a calçada. Alguns poucos quilômetros de ciclovias ainda estão descentes, mas a grande maioria é esburacada, com raízes de árvores crescendo, aí eu geralmente pedalo na rua mesmo”, comenta a estudante.
Por ser um veículo mais sustentável e saudável, a professora também resolveu descartar o presente que a mãe ofereceu a ela de aniversário. “Minha mãe perguntou se eu não queria fazer autoescola e mais tarde dar entrada em um carro. Dei risada e falei que não, que a bicicleta era tudo que eu mais queria. Minha bike ainda me ajudou a melhorar minha alimentação, me matricular na academia e ainda comecei uma dieta”, disse Pauline.
Pensando em mostrar os cuidados na hora de pedalar, no dia 20 de maio, A Grande Escola – a escola das coisas que não se aprendem na escola, oferece o curso “Bike Escola – Da Teoria ao Pedal de Rua”, das 9h às 13h30. Ministrado pelos bikers da Ecobike Courier, Kenny Moltocaro e Fábio Tomé, o curso apresentará detalhes sobre as bicicletas e as atitudes que devem ser tomadas no trânsito.
O Bike-Escola será divido em duas partes: uma teórica, na qual os professores ensinarão detalhes das bicicletas, como cuidar da sua “magrela”, o que deve ser feito no trânsito para não correr riscos, quais são os equipamentos que o ciclista deve usar para uma pedalada segura e confortável, enquanto a outra será prática, mostrando algumas sugestões que ajudarão àqueles que querem permanecer mais em cima das bikes e fazer deslocamentos maiores nas cidades.
Por dentro da bicicleta
Com a bicicleta se tornando um meio de transporte, ela requer alguns cuidados e conhecer sua “magrela” passa a ser fundamental. Em grande parte dos casos, algumas pessoas acham que ela apenas é constituída por duas rodas ligadas por um quadro e impulsionada pelo próprio ciclista, mas possui mais detalhes que são relevantes. “Além de todos os pormenores do veículo, do trânsito, devemos cuidar de nós mesmos antes de subir em uma bicicleta. Realizar alongamentos, levar sempre uma garrafa de água para se hidratar, ajustar o banco e o alinhamento do guidão para nosso tamanho são algumas das formas de se proteger”, explica Kenny Moltocaro.
Sobre A Grande Escola
Já imaginou uma escola em que você descobre coisas que poderia levar uma vida inteira para saber ou, simplesmente, “quebrar a cara” até aprender? Por exemplo: cursos que te ensinassem a como pedir alguém em namoro; como preparar drinks para os amigos; lidar com a morte ou fazer uma festa inesquecível. Que tal aprender o moonwalk sem precisar voltar várias vezes o DVD do Michael Jackson ou como fazer uma decoração bacana para a sua casa? Essa é a proposta d’A Grande Escola – a escola das coisas que não se aprendem na escola, que ministra cursos desde os temas mais comuns, como andar de bicicleta, aos mais filosóficos, como administrar o tempo para ser mais feliz.
A Grande Escola também oferecerá serviços individuais, para grupos, organizações e empresas. Entre os serviços estão os cursos customizados, que podem ser desenvolvidos de acordo com a necessidade do cliente, delivery, para interessados de outras regiões do país, e ainda pode prestar consultoria criativa ou a curadoria para o desenvolvimento de cursos diversos.
Serviço: O Curso “Bike Escola – Da teoria ao pedal na rua”, ocorrerá no dia 20 de maio, das 9h às 13h30, na Aldeia Coworking – Rua José Loureiro, 347, 1º andar. Mais informações e inscrições: Site www.agrandeescola.de ou pelo telefone 4063-8551.