A próxima edição do congresso ocorrerá em 2016, em Ribeirão Preto (SP)
Terminou no último dia 5, o XXIX Congresso Brasileiro de Cefaleia e o X Congresso de Dor Orofacial, promovidos pela Sociedade Brasileira de Cefaleia. A próxima edição do evento ocorrerá em 2016, em Ribeirão Preto. “Ambos os congressos foram ótimos, tivemos cem inscrições a mais do que na última edição e esperamos que o próximo congresso seja melhor ainda”, ressaltou o presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Dr. Pedro Kowacs, que contabilizou 393 participantes.
Os congressistas finalizaram suas atividades científicas com a premiação dos melhores trabalhos. A comissão científica avaliou 56 trabalhos e premiou cinco. “Para nós, a premiação dos trabalhos científicos é o ponto alto do congresso, pois é uma forma efetiva de gerar ciência”, afirma o coordenador científico da Sociedade Brasileira de Cefaleia e um dos julgadores, Dr. Marcelo Moraes Valença – editor da revista científica Headache Medicine. “Nos últimos anos o Brasil tem se destacado entre os cinco países que mais publicam artigos científicos na área da dor de cabeça”, contou o cefaliatra.
Confira os trabalhos premiados:
Título: “Volumetria por ressonância magnética do músculo trapézio descentente em mulheres jovens com migrânea”
Autores: Mariana Luiza da Silva Queiroz, Manuella Moraes Monteiro barbosa Barros, Paula Rejane Bezerra Diniz, Caroline Palácio da Silva, Beatriz Correia Tinoco, Gabriela Almeida da Silva, Joaquim José de Souza da Costa Neto, Louana Cassiano da Silva Lima e Daniella Araújo de Oliveira.
Título: “Aspectos psicológicos determinantes em enxaqueca: em busca da mente migranosa”
Autores: Juliane Mercante, Mario Peres, Helder Kamei e Patrícia Tobo.
Título: “Antinociceptive Effects of Pregabalin in Different Orofacial Pain Models”
Autores: Wagner Humming, Caroline Kopruszinski, Juliana Geremias Chichorro, José Stechman Neto, Claudyane Almeida.
Título: “Cefaleia de esforço em pacientes com má-formação de Chiari Tipo 1: Aspectos Anatômicos na ressonância magnética”
Autores: Marcos Antônio Inácio de Oliveira Filho, Louana Cassiano, Maria Carolina Cavancanti Lima Constantino, Cláudio Henrique Fernandes Vidal e Maria de Fátima Viana Vasco Aragão.
Título: “Relação entre a capacidade de entendimento das ordens médicas e o impacto da migrânea”
Autores: Mauro Eduardo Jurno, Devako de Araújo Cruz Attanasio, Stela Esteves Costa, Marcia Maria Reis Teixeira, Maysa Vieira Moraes, Junia Mendes de Paula.