Concurso de Caligrafia mobiliza Joaquim Távora

Competição promovida pelo Grupo Pioneiro incentiva a escrita

Em parceria com o Sesi e a Secretaria da Educação de Joaquim Távora, o Grupo Pioneiro promoveu o 1º Concurso de Caligrafia “Escrever é Arte”, que iniciou no mês de abril e terminou em outubro, com a viagem dos vencedores para o Zoológico Municipal de Bauru, no estado de São Paulo. “A educação é importante para o país e nós queremos apoiá-la. Por isso, criamos campanhas como uma forma de ajudar as crianças, que são o futuro do nosso país”, explica Tarcizo Messias dos Santos, sócio-fundador do Grupo Pioneiro.

Uma comissão de professores analisou os cadernos de estudantes dos 4º e 5º anos de cinco escolas municipais. Na primeira fase, foram avaliados 900 cadernos, com triagem realizada pelos próprios professores dos alunos. A segunda seleção foi realizada por uma comissão criada pelo Grupo Pioneiro, que avaliou 40 cadernos. Os critérios foram: letra bonita (cinco pontos), evolução da escrita comparada de um caderno para outro (três pontos) e capricho (dois pontos).

“A nossa maior dificuldade foi escolher os melhores cadernos, pois nessa segunda avaliação, quase todos estavam muito bons, com letras muito bonitas, com capricho e bem cuidados”, diz a professora que participou da comissão julgadora, Ana Bagatim de Almeida. Para ela, esse tipo de concurso estimula uma prática cada vez mais incomum. “Nos dias de hoje as pessoas não ligam mais para a caligrafia, então, é preciso incentivar a criança.”

Para a mãe de uma das alunas que ganhou o prêmio, foi uma ótima oportunidade para as crianças treinarem a escrita. “Hoje, elas escrevem mais no celular, então, o concurso foi um belo incentivo para ter mais cuidado na hora de escrever para o colégio. Também é uma forma de exercitarem a interpretação de textos, pois têm que ler e compreender o que escreveram”, considera Renata Theodoro da Silva, mãe da pequena Ana Clara, de 9 anos.

Os alunos vencedores foram:

4º ANO
MARIANA CORRÊA DE ALMEIDA – ESCOLA: NATAL PANICHI
ANTONY CARLOS ROCHA MOURA – ESCOLA: NATAL PANICHI
FÁBIO RIBEIRO GOIVINHO – ESCOLA: SÃO SEBASTIÃO
ANA CLARA THEODORO DA SILVA – ESCOLA: JANINA DE LIMA CAVALHEIRO
MARIA LUÍSA SILVA JIMENEZ – ESCOLA: JANINA DE LIMA CAVALHEIRO 

5º ANO
DELISIÉE SAE DOS SANTOS – ESCOLA: SÃO SEBASTIÃO
FRANCIELE GOMES CORRÊA – ESCOLA: SÃO SEBASTIÃO
GIOVANA ALMEIDA MOTTA – ESCOLA: ALAÍDE SIMÃO RODRIGUES
RAFAELA DINIZ DA COSTA – ESCOLA: SÃO JOSÉ
DINEIDE MACHADO DA COSTA – ESCOLA: NATAL PANICHI

Cultura, esporte e educação para a comunidade
O Grupo Pioneiro desenvolve várias ações para a comunidade em diversos setores, como o coral da Oficina Sesi de Arte na área de cultural; o Programa de Educação Ambiental em sustentabilidade; o Atleta do Futuro na esfera esportiva e, no início desse ano, fez outra campanha educacional: o concurso de redação. “Como estamos inseridos no município, pensamos que é preciso fazer algo para colaborar com a comunidade. Não é algo que fazemos para a empresa! Essas ações e campanhas de educação, sociais, esportivas são para a comunidade, para ajudar no desenvolvimento e na construção de um país melhor”, salienta Tarcizo Messias dos Santos. “Em um mundo onde tudo é eletrônico, queremos ajudar a resgatar os valores como a leitura e escrita”, reitera.

O também sócio-fundador do Grupo Pioneiro, Paulo Cesar Thibes, ressalta que é importante cooperar com a sociedade em um momento crítico. “Em meio a tantas dificuldades, como a situação econômica do Brasil, a iniciativa privada deve ajudar no desenvolvimento da população com boas ideias. Quando a Frangos Pioneiro promove ações educacionais ajuda a desenvolver pessoas, buscando e salientando seus talentos”, observa.

Tarcizo Messias dos Santos também lembra que os estudantes de Joaquim Távora são conhecidos por seu bom desempenho na educação. De acordo com o Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – indicador de desempenho da educação brasileira apresentado a cada dois anos pelo MEC – Ministério da Educação, o índice do Ensino Fundamental I (1ª ao 5º ano) em 2015, foi de 7,3, enquanto a média nacional ficou em 5,5. Essa nota também é maior do que a meta estipulada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação para 2022, que é de 6,0


Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, o Grupo Pioneiro é formado por três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em todo o território brasileiro e em vários países dos continentes asiático e africano, inclusive em países islâmicos, para os quais possui o importante e obrigatório Selo de Qualidade Islamic Halal.

Consciente do seu papel para o desenvolvimento social, econômico, sustentável e educacional em Joaquim Távora – cidade do Norte Pioneiro do Paraná onde está localizado, o Grupo desenvolve diversos programas e ações culturais e esportivas em parceria com o Sesi e outras instituições locais.

Em Joaquim Távora, também desenvolve programas como o Caravana do Saber, que estimula a leitura entre as crianças, e concursos culturais nas escolas. Para os colaboradores são promovidos programas com o foco no desenvolvimento, permitindo um crescimento profissional e melhores cuidados com a saúde de todos.

Os projetos de sustentabilidade incluem Estações de Tratamento de Água e Efluentes compactas e eficientes, consideradas de primeiro mundo e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos. Inclusive são realizados projetos de educação ambiental em parceria com escolas e comunidade, além de coleta e direcionamento de resíduos.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>