Enfermeiras da SPC participarão de ação que acontece nesta segunda-feira, 26 de agosto, no Centro Juventude Audi União
O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, segundo a OMS. Estima-se que cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo morram pelo uso do tabaco todos os anos. Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o tabagismo ainda é responsável por cerca de 13% do total de mortes que ocorrem no Brasil.
Para ajudar na conscientização sobre a importância da prevenção ao início do hábito de fumar, o Departamento de Estudos Multiprofissionais da Sociedade Paranaense de Cardiologia participa de uma campanha gratuita na próxima segunda-feira, dia 26 de agosto, das 9h às 16h, no Centro Juventude Audi União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba). A ação é promovida pelas Secretarias Estadual e Municipal da Saúde em alusão ao Dia Nacional do Controle do Tabagismo, lembrado em 29 de agosto.
“O hábito de fumar causa até 90% de todos os cânceres de pulmão. Mas, os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas, assim como muitas patologias buco-dentais. Entretanto o tabagismo não causa somente o câncer e doenças pulmonares, mas também as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no país e responsáveis por uma elevada frequência de internações, licenças médicas e aposentadorias precoces”, revela a Dra. Vivian Rezende, enfermeira e diretora científica do Departamento de Estudos Multiprofissionais da Sociedade Paranaense de Cardiologia. A ação contará com alunos da UniCesumar, sob a orientação do professor Gustavo Aquino.
Serão oferecidos para a população testes de glicemia e aferição de pressão arterial, teste do tabagismo, dicas de saúde e alimentação saudável, avaliações corporal, de saúde bucal e fragilidade do idoso, exame de espirometria (promovida pela Sociedade Paranaense de Pneumologia) e ações recreativas infantis.
Devido a essas ações educativas e de conscientização sobre o tabagismo, tratamentos gratuitos para largar o cigarro e políticas públicas de combate ao vício, como proibição de fumo em diversos lugares e política de preços, já foi observado uma queda no número de fumantes no Brasil. Segundo dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde, o percentual de fumantes caiu de 15,7% para 10,1% entre 2006 e 2017.
Serviço: Ação em alusão ao Nacional do Controle do Tabagismo
Data: 26 de agosto de 2019
Horário: 9h às 16h
Local: Centro Juventude Audi União – Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba