Brasil tem 57 milhões de devedores

Consultor explica que o momento é de negociar e não fazer dívidas

De acordo com levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em julho, o número de inadimplentes cresceu 4,47% no comparativo ao mesmo período de 2014. Nesse mesmo mês, foi registrada uma queda de 3,6% nas vendas a prazo. “A queda nas vendas parceladas revela que o consumidor está pensando um pouco mais antes de comprar, pois está inseguro diante da economia do país e se conseguirá manter seu emprego”, avalia o consultor Cristian Miguel, gerente Jurídico da Fiel Consultoria, empresa que presta assessoria para renegociação de dívidas de pessoas e empresas junto às instituições financeiras.

Apesar do índice menor nas vendas, o número de inadimplentes no país é muito grande: segundo a CNDL, são cerca de 57 milhões de pessoas cadastradas como devedoras no SPC. “Em momentos incertos da economia, o melhor é sempre pensar várias vezes e fazer um planejamento se é a melhor hora para se fazer uma compra”, orienta Cristian Miguel.

O consultor aconselha ainda que em situações inesperadas a melhor solução é a negociação. “O momento é de reflexão, calma, profissionalismo, paciência e principalmente, é o momento da negociação”, ressalta. “Se a pessoa fez uma compra e acabou ficando desempregada de uma hora para outra e o produto que adquiriu não foi usado e nem sofreu avarias, o melhor caminho é tentar devolver”, explica. “Nem sempre se consegue isso, mas imagine o caso de uma compra de móveis para cozinha. É possível que sejam devolvidos e possam ser utilizados como mostruário pela loja”, exemplifica o consultor.

Entretanto, ele esclarece que as lojas não têm obrigação nenhuma de aceitar a mercadoria de volta. “Embora não tenha nenhuma garantia de que aquele que lhe vendeu, aceite o produto de volta, a negociação em momentos críticos é sempre um bom caminho e, claro, a possibilidade de evitar uma dívida”, considera.

Crédito rápido e fácil X Dívida e inadimplência
O Serasa registrou alta de 8,5% em julho na procura por crédito. “As informações do mercado dão contam que o consumidor está buscando créditos novos para conseguir pagar contas antigas”, diz Cristian Miguel. Contudo, ele esclarece que o consumidor deve ficar atento com as ofertas de empréstimo. “O mercado está cheio de armadilhas de crédito rápido e fácil. Muito cuidado: deve-se buscar crédito somente em momentos de extrema necessidade e jamais se esquecer de pesquisar os menores juros”, afirma.

Sobre a Fiel Consultoria
A Fiel Consultoria é uma empresa com mais de dez anos de atuação no mercado, que presta assessoria e consultoria para renegociação de dívidas de pessoas e empresas junto às instituições financeiras. Conta com uma equipe multidisciplinar, que envolve consultores, advogados e negociadores para fazer um diagnóstico individualizado das possibilidades de redução de dívidas. A empresa está presente nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná. Mais informações pelo site www.jurosabusivo.com.br.

Endereços e telefones:
Unidade Curitiba (Matriz) – Voluntários da Pátria, 301 – 8º andar – Centro
Telefone: (41) 4020-3435
Unidade Londrina – Av. Paraná, 453 – sala 303 – Centro.
Telefone: (43) 3026-7025
Unidade Maringá – Av. João Paulino Vieira Filho, 672 – Zona 1
Telefone: (44) 3224-0196
Unidade Joinville – Rua Nove de Março, 485 – sala 504 – Ed. Fraitag – Centro
Telefone: (47) 3027-7407

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>