O entrevistado desta quarta, 20, é o candidato do PTC, Tulio Bandeira
O atual governador do Paraná, Beto Richa, foi o candidato sabatinado na Rede Mercosul/Record News Paraná, na noite da última terça, 19. A transmissão foi ao vivo e por uma hora a diretora de Jornalismo da emissora, Ligia Gabrielli, o colunista da Rede, Eduardo Simões, e os jornalistas de política Roger Pereira e Elizabete Castro, do portal Vanguarda Política, entrevistaram o candidato à reeleição.
Durante toda a entrevista, Beto Richa reclamou de não receber do governo federal todos os recursos possíveis para o Paraná e que o Estado tinha um “rombo” quando ele assumiu a gestão, citando por várias vezes seus adversários no pleito deste ano, Gleisi Hoffmann e Roberto Requião. “Peguei o Estado com um rombo de R$ 4,5 bilhões de dívidas”, afirmou. Richa acusou ainda que o Estado foi prejudicado pelos opositores políticos dele que faziam parte do governo federal. “Apesar de o Paraná ser o terceiro maior gerador de empregos e o quinto maior em receita da União, R$ 3 bilhões de recursos não vieram para o Estado”, afirmou.
Ao ser questionado que se a presidente Dilma Rousseff for reeleita e ele também, o Paraná continuará perdendo com falta de recursos federais, Beto Richa foi incisivo: “isso não irá ocorrer porque tivemos a infelicidade de ter uma ministra na Casa Civil, que impedia a liberação das verbas”, disse, se referindo à candidata da Coligação Paraná Olhando para Frente, Gleisi Hoffmann. “Eu não aceitei essa perseguição, tive que recorrer à Justiça, para defender o nosso Paraná.”
Sobre as declarações do candidato Ogier Buchi no primeiro dia de sabatina, 18, Beto Richa disse que contratou 31 mil professores para a Rede Pública Estadual , 10 mil policiais militares e que houve redução da violência. “No Paraná, tivemos uma redução de 21% em homicídios”. Salientou ainda que Buchi não é seu aliado e que fez parte do governo anterior, de Roberto Requião. “Sem violentar a minha consciência, vale tudo para transformar o Paraná.”
Apesar de todas as dificuldades apontadas, o atual governador disse que tem transformado o Paraná “em um grande canteiro de obras”. “Agora o melhor está por vir, já passamos pelos momentos mais difíceis”, disse.
O candidato também foi questionado sobre pedágio, secretarias da cultura e apoios de outros partidos. “Fui o único candidato em 2010 que prometeu tirar do campo político a questão do pedágio e conseguimos. Existem vários contratos que não fui eu quem assinou. Mas hoje, conseguimos a retomada dos investimentos e estamos avançando”, abordou e ainda explicou que a maioria das rodovias paranaenses são pedagiadas pelo governo federal. “Quem mais lucra com os pedágios no Paraná é o governo federal, pois 2/3 das rodovias do Estado são pedagiadas por ele.”
Beto Richa também afirmou que a cultura não foi deixada de lado em seu governo. “Priorizamos a saúde, educação e segurança, mas nunca deixamos a área cultural avulsa. Prova disso é a reforma que o Teatro Guaíra está passando, que é a maior desde sua inauguração.”
O candidato também lembra que foi o único governador a passar pelos 399 municípios do Paraná, nos três primeiros anos de mandato. “Gosto de um governo transparente e que escuta as pessoas”, comentou. Ressaltou que está em cargos importantes no Estado desde 2004 e que nunca foram vistos escândalos em suas gestões como prefeito de Curitiba e governador. “Eu sempre registro meu plano de governo no cartório, para que todos possam ver o que prometemos e nos cobrar depois. Presto detalhadamente as contas ao TRE, tanto que em minha última eleição, quando fui o candidato mais votado em Curitiba, tinha 12 mil folhas”, relembra.
A sabatina foi transmitida ao vivo pelo grupo de Rádios Terra Nativa, coberta pelo portal Bonde.com.br do Grupo Folha de Londrina, pelo site Vanguarda Política e pelo Portal Comunicare, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O sabatinado desta quarta, 20, às 19h, é advogado e candidato pelo PTC, Tulio Bandeira. A transmissão é ao vivo em rede estadual de televisão e via internet, pelo endereço www.redemercosul.com.br e pelo site www.vanguardapolitica.com.br.
A ordem de sabatina, definida em sorteio. Confira a agenda:
18/08 – Ogier Buchi (PRP)
19/08 – Beto Richa (Coligação Todos Pelo Paraná)
20/08 – Tulio Bandeira (PTC)
21/08 – Bernardo Pilotto (PSOL)
22/08 – Geonísio Marinho (PRTB)
25/08 – Roberto Requião (Coligação Paraná com Governo)
26/08 – Rodrigo Tomazini (PSTU)
27/08 – Gleisi Hoffmann (Coligação Paraná Olhando para Frente)
Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14,Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.
Mais informações: www.redermercosul.com.br e siga-nos no facebook: www.facebook.com/recordnewspr
Aviso aos jornalistas: O credenciamento dos jornalistas para cobrir as entrevistas será feito com a Expressa Comunicação, pelos telefones: 41 – 3029-4038/3233-4032/9981-0025, com dois dias de antecedência das sabatinas.