Durante a gravidez, todas as mulheres ganham peso na região do abdômen, onde fica o útero. Os quilos a mais fazem com que o corpo sofra algumas alterações devido à ação da gravidade. “Seu centro de gravidade é alterado e, com isso, a curvatura da coluna lombar é aumentada, estimulando a lordose. Desta forma, torna-se quase inevitável o surgimento de lombalgias, que são os problemas de coluna”, explica o Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba.
Para o especialista, o importante no período da gravidez e também após o nascimento, que as mães pratiquem atividades físicas de baixo impacto. “Alongamentos leves, relaxamento e pilates são as atividades mais indicadas. Além disso, cuidados com a postura no dia a dia são fundamentais para se evitar as dores na coluna”, afirma o fisioterapeuta. Segundo ele, as principais lesões são as lombalgias, a síndrome de piriforme (dor na região glútea em decorrência de irritação no nervo ciático), as crises de ciático e a hérnia de disco.
Após o nascimento do bebê, a mulher deve evitar realizar movimentos de torção e flexão de coluna quando estiver cuidando do seu filho. “É aconselhável a mãe ter um trocador e uma banheira na altura de seus cotovelos, assim evitará posturas inadequadas”, ensina Martins. Ao colocar o bebê no berço ou sobre a cama a mulher deve sempre flexionar os joelhos, evitando curvar as costas. Já durante a amamentação é importante sentar em uma poltrona confortável e com toda a coluna apoiada.
ITC Vertebral Curitiba
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras. Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.