Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que de 30 milhões de casos de problemas auditivos no Brasil, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso de aparelhos eletrônicos. A perda auditiva ocorre quando o ouvido recebe ruídos altos por períodos prolongados. “Esse excesso pode causar prejuízos às células do ouvido interno devido a uma lesão nas células ciliadas da cóclea, órgão sensorial da audição”, explica Dr. Herton Coifman, otorrinolaringologista e chefe do Serviço de Audiologia Clínica, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Dependendo do tempo de exposição e da sensibilidade de cada um, a perda auditiva pode ocorrer quando há barulho acima de 85 decibéis. “A surdez ocorre, principalmente, quando o volume e o tempo de uso do aparelho são muito prolongados. É recomendável ouvir som com intensidade de média para baixo, respeitando os limites do ouvido. Há uma tendência mundial dos fabricantes de aparelhos eletrônicos em limitar a amplificação sonora do aparelho, pois o volume do som é confiado apenas no bom senso do usuário, que, normalmente, excede o volume recomendado”, aponta o médico.

O otorrinolaringologista destaca que em caso de suspeita de diminuição da audição, percebida pela própria pessoa ou por familiares próximos, é importante procurar um médico. “A falta de atenção e não compreensão das palavras, mesmo com som alto, pode caracterizar perda auditiva. Alguns outros sintomas são tontura, zumbido e sensação de ouvido tapado”, alerta Dr. Coifman.

Diagnóstico e prevenção
Os exames para diagnosticar a surdez podem ser feitos já nos primeiros dias de vida, com o Teste da Orelhinha. “É um exame obrigatório e não importa se o bebê tem ou não risco para surdez. O risco deve-se à hereditariedade ou qualquer fator inerente à saúde que possa tirar audição”, explica.

Já os trabalhadores expostos a ruído costumam ter “Programas Preventivos de Proteção a Saúde Auditiva”, que exigem exames periódicos. Para o especialista, o melhor tratamento é a prevenção. “Consultar sempre o médico otorrinolaringologista pode auxiliar no diagnóstico precoce, impede a perda total da audição e também evita a cirurgia ou o uso de aparelhos auditivos”, orienta o médico.

Serviço de Audiologia Clínica
O Hospital Nossa Senhora das Graças possui o Serviço de Audiologia Clínica, com uma equipe multidisciplinar que atua em diversas áreas e com equipamentos de última geração. “Nossos pacientes, principalmente, crianças e idosos terão uma estrutura completa para diagnosticar e tratar a perda auditiva. Queremos garantir o desenvolvimento e impedir a decadência intelectual, evitando o isolamento daquelas pessoas que possuem dificuldades para se comunicar”, afirma o especialista.
Entre as especialidades envolvidas no atendimento estão: otorrinolaringologia, endoscopia peroral, fonoaudiologia, cirurgia plástica facial, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia maxilo-facial, otorrinolaringologia pediátrica e fisioterapia do equilíbrio.

Serviço: Os atendimentos do Serviço de Audiologia Clínica são realizados por convênios e particular. O HNSG fica na O HNSG fica na R. Profª Rosa Saporski, 229, nas Mercês.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>