Por Kristiane Rothstein
É ótimo quando admiram o nosso trabalho, mas admirar o trabalho de alguém é melhor ainda! É se espelhar, procurar melhorar e crescer sempre, não é mesmo?! Afinal, olhar de soslaio, achando que o seu trabalho sempre é o melhor, tem um tiquinho de inveja, de baixa autoestima e uma imensa dose de pequenez – além de preguiça disfarçada de comodismo. Desconfio sempre de quem diz que já não tem mais nada a aprender. Quando, de fato, isto ocorrer, melhor “passar para o andar de cima”.
Na semana passada tive a honra de conviver com pessoas que procuram a perfeição no ofício que exercem e acreditam que sempre têm algo a mais a aprender. Procuram a sonoridade perfeita, sem confundir a labuta com o pedantismo. Em cada nota, em cada movimento e em cada fração de segundo perseguem a sonoridade que encantará a plateia de todos os lugares por onde passarem.
Acompanhando a turnê do espetáculo “Renato Borghetti e Orquestra de Câmara de Blumenau – 2ª temporada”, pelo Rio Grande do Sul, percebi o que fascina as pessoas: é a dedicação, a persistência de sempre fazer o melhor, indiferente para quem ou onde seja.
Assim, é fácil entender a emoção sentida por quem assiste (e por que não, participa), e se encanta ao final da apresentação.
No mês de outubro, o Paraná terá a oportunidade de assistir às apresentações. Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu serão as cidades que receberão o concerto.
As apresentações acontecerão em Curitiba, no dia 29 de outubro (terça-feira), às 21h, no Canal da Música; em Londrina, dia 30 de outubro (quarta-feira), às 20h30, na Sociedade Rural do Paraná; e em Foz do Iguaçu, no dia 31 de outubro, (quinta-feira), às 20h30, no Teatro Elias Hauagge.
Como a turnê é realizada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pelo Banco Bradesco e pela Hering, o espetáculo é gratuito, mas os convites precisam ser retirados com antecedência nos locais de apresentação.
Se você gosta de boa música e admira um trabalho bem feito, não perca!
*As fotos são uma gentileza do talentoso fotógrafo Gabriel Xavier, de Pelotas.