A coluna vertebral merece atenção na hora do exercício físico

Você sabia que toda atividade física requer um preparo específico para evitar lesões, principalmente de coluna vertebral? Segundo o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e do ITC Vertebral Curitiba, todo exercício físico melhora a condição corporal. Entretanto, pessoas que já sofrem com dores na coluna vertebral precisam de atenção especial. “É preciso que primeiro essas pessoas com problemas na coluna passem por uma reabilitação e, somente depois, poderão iniciar um trabalho de condicionamento físico”, afirma.

Uma solução é evitar fazer exercícios em pé. “As pessoas que já têm algum problema e não querem sobrecarregar a coluna, devem procurar fazer os exercícios deitados, dando uma atenção maior para a região abdominal, uma vez que um abdome fortalecido consegue tirar a sobrecarga da coluna”, explica.
Para evitar problemas futuros na coluna, os cuidados devem ser tomados por todos. “Dicas simples como respirar corretamente durante a execução das atividades físicas e manter o tronco contraído são iniciativas que ajudam a manter a postura correta e limitar as dores”, indica o fisioterapeuta.

Para quem vai começar a praticar atividades físicas, Martins ressalta que é necessário definir uma meta antes de qualquer programação, até mesmo porque é preciso ter um preparo específico para evitar lesões, principalmente na coluna vertebral. “Quando a pessoa já tem definido qual é o seu principal objetivo, como perder peso, fortalecer a musculatura, melhorar o condicionamento físico para corridas longas ou tiros rápidos, por exemplo, fica mais fácil propor exercícios específicos voltados para a realidade da condição física de cada um. Quem quer perder peso, mas já tem problema na coluna, o ideal é evitar as corridas. Nesse caso, a natação será muito eficaz”, orienta.

De acordo com o educador físico e especialista do ITC Vertebral Curitiba, professor Sandro Veríssimo, um dos motivos mais comuns para o surgimento de lesões provocadas pela prática de esporte são ocasionadas por falta de orientação adequada. Por isso, Veríssimo enfatiza que, para qualquer atividade física, seja leve, moderada ou intensa, com objetivo estético, saudável ou esportivo, é necessário o acompanhamento de um educador físico, além de sempre passar por uma consulta médica antes de iniciar qualquer atividade. “Muitas pessoas acreditam que quanto maior a quantidade de exercício, melhor será o objetivo alcançado. Isto é totalmente errado. O treinamento não pode ser acima da capacidade do corpo, principalmente se já possui algum problema de saúde”, enfatiza.
Pilates

Para aqueles com problemas mais sérios na coluna e que precisam tonificar o corpo, Veríssimo aconselha a prática do pilates. “Somente desta forma é possível respeitar e orientar todas as necessidades e limitações de cada um. É preciso ficar claro que, se a pessoa tem alguma patologia na coluna, ela requer um cuidado especial para o quadro não piorar”, alerta. O educador físico explica que “há exercícios ótimos que podem ajudar, além de ajustes nos equipamentos que possam melhorar a postura durante a execução dos exercícios”. “Mas, apenas com um acompanhamento de um profissional é possível garantir o sucesso do trabalho equilibrando força e alongamento para corrigir os problemas de coluna e melhorar a postura”, afirma.

ITC Vertebral Curitiba
O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral Curitiba (www.itcvertebralcuritiba.com.br) é uma entidade de profissionais que desenvolveu um método não-cirúrgico para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, artrose, dentre muitas outras. Criado em 2005, pelo fisioterapeuta cearense Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a Instituição ganhou visibilidade nacional, expandindo suas operações para 28 cidades de todo o país. Em Curitiba, o ITC Vertebral está presente desde 2011 e seu diretor regional é o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>