Dermatologista explica que retenção de líquido e má-circulação ajudam a desenvolver estas patologias
No verão e na praia, não tem como escondê-las. Coloca o biquíni ou o maiô e elas estão ali, exibindo-se para todos. Uma é celulite e a outra é gordura localizada, mas o incômodo é o mesmo. As estrias e celulites são patologias diferentes, mas que causam o mesmo desconforto estético em várias mulheres.
Segundo a dermatologista da Thá Dermatologia, Dra. Dayana Espíndola Volpato Thá, a estria é como uma cicatriz na pele, um rompimento no colágeno. “A estria sempre estará ali, o que nós podemos fazer é deixá-la cosmeticamente aceitável. Já a celulite é uma gordurinha localizada, que fica mais aparente se houver uma retenção hídrica. Mas, antes de procurar tratamentos, a paciente deve se reeducar, porque não adianta fazer várias sessões de tratamentos e continuar consumindo sal, açúcares e massas”, enfatiza.
A dermatologista explica que os tratamentos são diferentes, mas podem ser realizados simultaneamente. “Em estrias podemos utilizar lasers ablasivos, agindo em cima da marca. É possível usar peelings também”, orienta. Já para as celulites, Dra. Dayana aconselha a subincisão, o preenchimento ou o tratamento com equipamentos como a radiofrequência, dependendo do grau da patologia. “Em celulites de ‘buraquinhos’ a intervenção pode ajudar a ‘descolar’ a pele para que ele suba ou usar a laserlipólise, que tem a capacidade de destruir a gordura e melhorar sua aparência”, revela.
Tudo que atrapalha a circulação ajuda a aumentar a celulite, diz a dermatologista. “Calças apertadas, consumo de sal e açúcares causam a retenção de líquidos e ajudam em seu desenvolvimento”, esclarece. Porém, o uso de leggings, que trazem um conforto, não são prejudiciais. “As calças que prometem resolver as celulites não resolvem diretamente o problema e sim colaboram para melhorar a circulação”, observa. De acordo com ela, a prática de esportes é uma boa solução. “Dançar ou praticar exercícios físicos pode ajudar a obter uma grande melhora”, comenta e acrescenta: “Se alguém oferecer procedimentos milagrosos, fuja! Não há milagre sem esforço”, ressalta.
Sobre a Clínica Thá Dermatologia
A Thá Dermatologia atua com os mais modernos procedimentos na área da Dermatologia cosmiátrica, voltada para a manutenção e conservação da pele. A clínica tem foco no tratamento de cabelos e da pele do corpo e da face.
Fundada pelos dermatologista Dr. Gustavo Braz Thá e Dayana Espíndola Volpato Thá, a clínica está localizada em Curitiba. Com o objetivo de oferecer os melhores tratamentos aos seus clientes, investe constantemente em capacitação e na adoção de novas tecnologias e conta com estrutura confortável e funcional, em um ambiente que reúne equipamentos de ponta e profissionais capacitados em tratamento clínico e estético. Mais informações: www.thadermatologia.com.br.