Evento ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná
Foi divulgado nesta terça, 20 de outubro, durante a Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, o 3º Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil, promovido pela FRG Mídia BR, com o apoio da Paraná Metrologia, Revista Brasileira de Biomassa e Energia, Portal Brasileiro de Logística Reversa, ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, Rede Nacional de Biomassa para Energia (Renabio) e WBA (Associação Mundial de Energia). Foram concedidos prêmios em três categorias: projeto acadêmico, empresas de destaque e instituições que incentivam o setor de energias renováveis. O prêmio é anual e incentiva ações inovadoras do mercado.
As empresas premiadas na categoria Destaque 2015 foram:
New Holland: Desenvolvimento do sistema de enfardamento da palha de cana para geração de energia e produção de etanol 2G.
Vermeer Equipamentos e Tecnologias LTDA: Desenvolveu o triturador horizontal HG 6000E geração II, que atua no processamento de madeira com granulometrias variadas utilizado na geração de energia com biomassa.
Tajfun do Brasil Equipamentos Florestais: Desenvolveu o equipamento BioTajfun para a geração de biomassa em forma de lenha combustível.
Doppstadt – Rimac: Desenvolveu a peneira SM 620E – Hybrid, que é usado em diferentes aplicações, mas, especialmente na produção de biomassa.
Colhicana Equipamentos: Desenvolveu o equipamento Colhipalhas de cana e capins para biomassa e etanol celulósico 2G, que produz biomassa em tamanho para gerar maior produtividade e alta performance.
Gel Gaboardi Energia Limpa: Desenvolveu uma usina de pelletização gel 520MP com descrição suína.
Pelo incentivo às energias renováveis, as premiadas foram: Copel, Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Fiep e Itaipu Binacional.
O projeto acadêmico de destaque 2015 foi entregue a Javier Escobar, aluno de doutorado da USP, pelo trabalho “A produção sustentável de madeira para energia no Brasil – o caso dos pellets de madeira”, que descreve o uso de plantações de florestas energéticas de curta rotação no Brasil a fim de diminuir o uso de madeira de desmatamento.
A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015 termina nesta terça, 20. Palestrantes nacionais e internacionais debateram sobre questões tecnológicas, certificação de equipamentos, acreditação de laboratórios, formação e capacitação, políticas públicas e os desafios energéticos para o desenvolvimento regional.