Por Kátia Rothstein
O folclore é um conjunto de personagens, crenças e história de um povo. Uma vez por ano, o Teatro Guaíra é palco do Festival de Etnias do Paraná, que conta com a apresentação de grupos que mostram, com sua dança, o costume de cada país ou região.
Tenho o privilégio de fazer parte do grupo italiano Anima Dantis. Uma equipe de pessoas comuns que ensaiam para fazer o seu melhor, que dispõe de seu tempo para fazer o que gostam, mas acima de tudo, levam alegria para os outros.
O Anima Dantis tem o objetivo de difundir a cultura italiana e apresenta o verdadeiro folclore popular, com danças das regiões da Sardegna, Sicília, Calábria, Campânia, Basilicata, Vêneto, Friuli-Venezia, Giulia e Trento.
Neste ano, nos apresentamos em companhia do grupo folclórico boliviano. Juntos, pudemos compartilhar nossas danças, trocar experiências e a oportunidade de aprender a cultura de outro país.
Como folclorista, posso ver a generosidade, bondade, amizade e união dos componentes, marca registrada nas nossas apresentações. Do público, levamos o carinho e a admiração. Como pessoa, posso dizer que se trata de uma prática que traz saúde para o corpo e a mente. Se você que está lendo agora este texto quiser participar, entre em contato aqui pelo blog.