Por Kristiane Rothstein
Quem tem entre 30 a 40 anos, deve lembrar-se bem de uma propaganda que emocionou o país na década de 80. Da agência DM9, do Duda Mendonça, feita para o produto Gelol – um creme que prometia aliviar as dores musculares, e trazia como slogan o conceito: Não basta ser pai, tem que participar; não basta ser remédio tem quer ser Gelol.
Passado três décadas, com tantas mudanças econômicas, ambientais, sociais, percebe-se que a sociedade entendeu o recado. Os pais de hoje são muito mais participativos, e não é incomum eles darem banhos, levarem à escola e ao pediatra seus rebentos.
Bem, é fácil aplicar esse conceito para outras áreas. Na Comunicação é comum para agências de publicidade, de marketing, de assessoria de imprensa, de design e outras do segmento terem a árdua tarefa de convencer seus clientes de que é preciso participar. Se você quer um novo site, quer que sua marca, seus produtos ou serviços sejam divulgados, não basta contratar e terceirizar a responsabilidade. É preciso participar de reuniões, passar o que se deseja e mais, no caso de uma assessoria de imprensa, estar disponível para dar entrevistas. Não basta enviar o release, oferecer uma boa fonte para entrevista se na hora “h”, o cliente disser que “não tem tempo”. Exceções existem, é verdade e, obviamente, devem ser tratadas como tais. No mais, não perca a oportunidade de construir o que é importante para sua imagem pessoal ou para sua empresa.
Para quem não lembra, segue o comercial que fez história na Publicidade brasileira.