Por Kristiane Rothstein
Ufa, estamos na semana pós-carnaval, quando o ano começa de verdade! Isso não significa que ignoramos que o ano iniciou em 1º de janeiro, mas reforça o que todo empresário e prestador de serviço sabe muito bem: nenhuma negociação importante inicia antes do carnaval. Isto é fato!
Na área de assessoria de imprensa/comunicação não é diferente. É agora que as agências começam a ser chamadas para participar de licitações e importantes contratos passam a ser discutidos. Então, para começar direito, neste primeiro post da Expressa em 2013, quero dar algumas dicas de como procurar (e encontrar) um bom serviço de assessoria de imprensa.
Curitiba tem excelentes agências e profissionais de assessoria de imprensa. Há profissionais autônomos que trabalham sozinhos, agências pequenas com duas pessoas e agências com equipes maiores, contando com jornalistas e outros profissionais como publicitários e especialistas em marketing que colaboram para a comunicação e imagem integrada do cliente.
Seguem três dicas simples de como escolher bem.
1) PESQUISAR ANTES DE ESCOLHER: Para escolher a agência ou profissional é importante fazer a tarefa de casa direitinho. Para isso, pesquise o mercado. Veja se a agência possui o número de colaboradores proporcional ao número de clientes, ou seja, se a equipe for muito pequena em relação ao número de clientes, isso pode significar que não dará a atenção que você precisa. É importante também ter alguma referência de um trabalho bem feito. Ligue para um cliente que esteja no site da empresa. Ah, se a agência de assessoria de imprensa não tiver um site, é melhor descartar, afinal, este segmento precisa cuidar da própria imagem e ter um endereço virtual é básico. Também fuja daquelas agências que não relacionam a equipe no site. É recomendável você saber quem são os profissionais e mesmo, quando houver, os parceiros.
2) PEÇA DIREITO: Para saber pedir e comprar o serviço certo é preciso saber o que se quer. Se sua empresa é de médio ou grande porte, dificilmente poderá ser atendida por uma pessoa apenas. Ou seja, não bastará contratar só um profissional e sim, uma equipe. Pense: se o assessor estiver em reunião, quem atenderá a imprensa? As necessidades do jornalista de redação costumam ser urgentes e é preciso responder rapidamente, geralmente em 10 a 20 minutos.
3) TRABALHO INTEGRADO: É importante também saber como e por quem você será atendido. Se for por um único assessor, é mais barato e mais lógico você contratar apenas uma pessoa e não uma agência. O atendimento feito pela agência deve ser sempre INTEGRADO, ou seja, se o responsável pelo atendimento está resolvendo um assunto fora da agência, acompanhando uma entrevista ou mesmo com outro cliente, é ESSENCIAL que mais de um profissional da agência esteja disponível para atender às necessidades que surgem. Há situações em que se pode retornar mais tarde, entretanto, a grande maioria das solicitações da imprensa é para “agora”.
Com estas dicas básicas, com certeza, você já poderá separar o joio do trigo e ter base para uma pesquisa adequada da melhor agência para atender sua empresa.
No próximo post, no dia 19 de março, conversaremos sobre como saber se o trabalho da assessoria de imprensa está indo bem.
Boa sorte e feliz ano novo!