A última entrevista do ciclo de sabatinas é com o senador Álvaro Dias, nesta quinta, às 19h
Escolhido como candidato do PSOL por conta de seu desempenho nas eleições para o Senado Federal em 2010, o Professor Piva foi o quinto sabatinado pela Rede Mercosul/Record News Paraná. “Eu quero discutir com o povo o papel do Senado, mas acredito que ele deve ser extinto. Eu acho que o Paraná, do ponto de vista de quem vive do seu esforço, nunca teve representação, pois ele é a casa revisora dos interesses dos ricos, dos banqueiros (…) Agora até cachorro de madame é representado”, criticou. “A democracia brasileira é uma farsa, ela precisa ser rediscutida.”
Professor da rede pública de ensino, Piva já foi vereador de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, entre 2001 e 2005. Também foi candidato à prefeitura da cidade em 2012. “Aqui no Paraná não conseguimos eleger ninguém do PSOL. Estamos tentando mudar isso”, afirmou e explicou sua saída do PT. “Para continuar lutando pelo que aprendi na história de movimentos sociais, troquei de partido”, relatou.
Sobre gastos publicou, o candidato não poupou críticas aos juízes. “O auxílio-moradia do judiciário é maior que meu salário de professor e isso está errado. Os juízes são empregados do povo e nos tratam como subalternos”, alfinetou. Ele também abordou a questão da reeleição. “Do vereador ao presidente deve ter apenas quatro anos de mandato. Quem deseja realmente representar os interesses do povo, consegue sim fazer mudanças”, ressaltou.
Professor Piva também fez críticas aos seus oponentes, Álvaro Dias, do PSDB e Marcelo Almeida, do PMDB. “As pessoas vivem em um mundo que, para me ver, tem 27 segundos e para ver o Álvaro Dias é só ligar na grande mídia. Já o Marcelo Almeida, é o candidato mais sincero que temos, afinal, para não pagar pedágio, ele vai surfar no litoral paranaense de helicóptero”, ironizou e complementou “Muitos eleitores vão terminar as eleições sem saber que eu sou candidato.”
Quando questionado sobre legalização da maconha e do aborto, casamento homoafetivo, criminalização da homofobia e a diminuição da maioridade penal, Piva foi enfático. “Sou a favor da regulamentação da maconha, pois, hoje, milhares de jovens são mortos e a regularização é uma forma de conter a violência, assim como acho que o homofóbico deve sofrer punições. Já o aborto deve ser entendido como uma questão de saúde e não de polícia. Com relação a maioridade penal, sou contra. E no casamento homoafetivo tenho o pensamento de ‘todo mundo merece ser feliz’, afinal, quando você for pagar imposto, ninguém vai perguntar se você é hetero ou homossexual”, disse.
O candidato foi entrevistado pela diretora de Jornalismo da emissora Lígia Gabrielli, pelo colunista da Rede Eduardo Simões e pelos jornalistas do site Vanguarda Política, Roger Pereira e Elizabete Castro. O último sabatinado pela emissora é Álvaro Dias, candidato à reeleição pelo PSDB. Justificando compromissos de campanha, a entrevista foi gravada. Ela vai ao ar nesta quinta, 18, às 19h. A sabatina pode ser vista no site www.redemercosul.com.br, pelo portal www.bonde.com.br (do Grupo Folha de Londrina) e pelo site www.vanguardapolítica.com.br.
Confira a agenda completa das sabatinas, definida de acordo com a agenda dos candidatos:
09/09 – Luiz Bárbara – PTC
10/09 – Evandro José Castagna – PSTU
11/09 – Mauri Viana – PRP
12/09 – Adilson dos Santos Silva – PRTB (cancelou, alegando motivo de doença)
15/09 – Ricardo Gomyde – PC do B (cancelou, alegando compromissos de campanha)
16/09 – Marcelo Almeida – PMDB
17/09 – Luiz Romeiro Piva – PSOL
18/09 – Álvaro Dias – PSDB
Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14, Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.