Neste dia 9, começam as sabatinas da Rede Mercosul/Record News Paraná com os candidatos ao Senado Federal pelo Paraná. Cada um dos oito candidatos será sabatinado com transmissão ao vivo, às 19 horas, até o dia 18 de setembro. “Queremos colaborar para o debate democrático de ideias. Os candidatos ao Senado normalmente não têm muito espaço para apresentar suas propostas e nossa intenção é informar a população sobre o que faz um senador e as opções nesta eleição”, afirma a diretora de Jornalismo da Rede Mercosul/Record News Paraná, Ligia Gabrielli.
Foram convidados Adilson dos Santos Silva, o Adilson Senador da Família, candidato pelo PRTB, Alvaro Dias do PSDB, Evandro José Castagna do PSTU, Luiz Romeiro Piva, o Professor Piva, do PSOL, Marcelo Almeida do PMDB, Mauri Viana do PRP e Ricardo Gomyde do PCdoB.
Os candidatos serão entrevistados por Ligia Gabrielli, pelo colunista da Rede Eduardo Simões e pelos jornalistas do site Vanguarda Política Roger Pereira e Elizabete Castro. As entrevistas serão individuais, ao vivo, com duração de meia hora e transmitidas também pela internet: www.redemercosul.com.br, pelo www.bonde.com.br, do Grupo Folha de Londrina, e pelo site www.vanguardapolítica.com.br.
O primeiro sabatinado é Luiz Bárbara do Partido Trabalhista Cristão (PTC), que teve a candidatura indeferida ontem (3), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), mas pode recorrer da decisão. Servidor público estadual e psicólogo, Luiz Bárbara é professor em Londrina.
Confira a ordem das sabatinas, definida de acordo com a agenda dos candidatos:
09/09 – Luiz Bárbara – PTC
10/09 – Evandro José Castagna – PSTU
11/09 – Mauri Viana – PRP
12/09 – Adilson dos Santos Silva – PRTB
15/09 – Ricardo Gomyde – PC DO B
16/09 – Marcelo Almeida – PMDB
17/09 – Luiz Romeiro Piva – PSOL
18/09 – Álvaro Dias – PSDB
Perfil dos demais candidatos:
Adilson Senador da Família é graduado em Teologia e tentou se eleger vice-prefeito de Ibiporã em 2012 pelo PR. É autônomo, diretor do Movimento Cristão Brasileiro e declara não possuir patrimônio.
Alvaro Dias, que concorre pela coligação Todos pelo Paraná (PSDB, PROS, DEM, PSB, PSD, PTB, PP, PPS, PSC, PR, SD, PS, PSDC, PMN, PHS, PEN e PTdoB), já foi governador do Paraná e deputado estadual e federal pelo Estado. Está no terceiro mandato de senador e uma de suas PECs (Proposta de Emenda Constitucional) é a 21/2013, que reduz a maioridade penal de 18 para 15 anos.
Castagna é servidor público municipal e candidato pela coligação Cascavel para os Trabalhadores (PSTU, PCB e PSOL). Em 2012, concorreu à vice-prefeitura de Cascavel pelo PSTU e, em 2010, ainda pelo PSTU, a deputado estadual. Também declara não possuir patrimônio.
O engenheiro civil Marcelo Almeida, PMDB, já assumiu o cargo de deputado federal como suplente por duas vezes, em 2006 e 2010. Foi ainda vereador em Curitiba (PTB) em 1992 e em 2000, além de diretor do Detran. Em um de seus mandatos como deputado, apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 1263/13 para sustar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obrigava autoescolas a utilizarem simuladores de direção.
Mauri Viana é sindicalista e conselheiro titular do FGTS em Brasília. Já foi proprietário de uma filial da Rede TV, a TV Viana, em Londrina e em Assis Chateaubriand. Ele defende a distribuição proporcional de impostos por estado.
Professor Piva, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, é professor do ensino médio. Foi vereador em Almirante Tamandaré pelo PT, em 2001. Já tentou se eleger prefeito da mesma cidade pelo PSOL e concorre ao Senado pela segunda vez. Ele defende a extinção do Senado, porque acha duas casas legislativas demais para o país, e o fim da reeleição para todos os cargos públicos.
Ricardo Gomyde, 44 anos, é candidato pela coligação Paraná Olhando pra Frente (PCdoB, PT, PDT, PRB e PTN). Foi deputado federal aos 23 anos, em 1995, vereador em Curitiba em 2003, e diretor da autarquia estadual Paraná Esporte, com representação no Ministério do Esporte, em que trabalhou na organização da Copa do Mundo. Ele defende o limite de dois mandatos para deputados e senadores.
Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14, Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.