Normalmente, as pessoas pensam que criatividade é uma característica de inventores, publicitários, design, profissionais de marketing e artistas. De acordo com a psicóloga e consultora estratégica em gestão de pessoas, Gisele Meter, esse é um pensamento limitante, que só atrapalha. “Os mais diversos segmentos de atuação utilizam o pensamento criativo, pois desenvolvê-lo é também aprimorar as estratégias de negócios. Para inovar é necessário utilizar o nosso lado direito do cérebro”, e complementa: “Mas, não se por ter medo de errar, é melhor se expor do que ficar com uma bela ideia a sete chaves!”
Para evitar o bloqueio e melhorar a criatividade, a psicóloga dá algumas dicas:
- Acredite em seu potencial: quando a pessoa duvida da sua criatividade, as chances de bloquear o lado direito do cérebro aumentam. Todos podem ser criativos, basta treinar e estar atento às próprias ideias.
- Deixe a vergonha de lado e não tenha medo de errar: pessoas criativas, algumas vezes, são vistas com desconfiança, mas isso não as impede de continuar a pensar em soluções diferentes. Caso precise sentir-se mais seguro, coloque suas ideias em um papel para compreender melhor o que pensa, mas não deixe de expô-las. Não se preocupe com o erro, pois traz apenas estagnação e angústia. Errar também proporciona aprendizado.
- Converse com profissionais de outros setores: as suas respostas podem estar no modo como outros lidam com problemas complexos e como exploram a criatividade.
- Leia conteúdos diversos: faça leituras variadas sobre assuntos que não sejam apenas técnicos. O seu cérebro, intuitivamente, se preparará para despertar o lado criativo.
- Escute música e alimente-se: experimente ouvir boa música, mesmo que por alguns minutos, pode servir de inspiração para boas ideias. E lembre-se: boas ideias não surgem se estiver com fome, pois tem uma necessidade que precisa ser saciada.
- Pense fora da caixinha e saia da rotina: faça algo além do que está habituado ou que tenha imaginado. Mude o caminho que está costumado a fazer para o trabalho e substitua o café por chá algumas vezes. Isso ajudará a ativar áreas do cérebro que podem estar em baixo desenvolvimento.
- Saiba o que desperta sua criatividade: descubra o que alimenta o seu lado criativo, como desenhar ou ver filmes ou desenhos animados podem ser para alguns uma boa opção para desenvolver a criatividade.
Sobre Gisele Meter
Gisele Meter é psicóloga (CRP 08/18389), empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional. Colunista de portais e sites voltados ao público feminino e de Administração, ela também é a idealizadora do método Life® – Liderança Feminina Estratégica para o desenvolvimento de líderes nas empresas.