Consultor dá dicas para que consumidor não acabe gastando todo o dinheiro extra e fazendo mais dívidas
Na próxima sexta-feira, 20 de novembro, sai a primeira parcela do décimo-terceiro salário. Mas, o que fazer com esse dinheiro extra: pagar dívidas, guardar ou comprar itens necessários? “Para quem tem dívidas antigas, o ideal é negociá-las, tentando pagar ou diminuir a quantia. Caso o dinheiro ainda não seja suficiente, deve-se guardar ou fazer uma poupança e tentar uma melhor negociação futuramente”, recomenda o consultor Cristian Miguel, gerente da Fiel Consultoria.
Na maioria dos contratos, como CDC, Leasing, Empréstimo Pessoal, Imobiliário, Crédito em C/C, Limite de Conta, Cartão de Crédito, entre outros, são aplicados algum tipo de juros. Os percentuais são assustadores: os juros dos cartões de crédito podem saltar para 330%. Contudo, quase todos podem ser renegociados. Cristian Miguel orienta para que o cliente preste atenção na oferta do credor. “Muitas vezes, os juros embutidos são ainda maiores do que o contrato anterior assinado. O certo é buscar empresas ou profissionais especializados para ajudar na renegociação”, comenta e acrescenta: “Em alguns casos, pode-se conseguir diminuir até 70% do valor da dívida”, explica.
Caso a pessoa precise comprar algum item necessário, a orientação é economizar. “Procure apenas adquirir o que for imprescindível e vale a pena andar um pouco mais na busca da melhor oferta”, sugere o consultor. O ideal é comprar à vista, para não acabar com dívidas. “Com os juros mais caros, fica mais difícil enquadrar uma nova parcela de financiamento no orçamento atual, é nessas horas, que muitos se veem obrigados a ariscar com compromissos econômicos e acabam deixando de pagar algumas contas. Quando percebem, já gastaram todo o décimo-terceiro e estão em uma ‘bola de neve!’”, comenta. O parcelamento pode ser feito, mas com cautela, “Vale a pena se a parcela couber no seu orçamento e o preço parcelado for igual ao preço à vista”, esclarece Cristian Miguel.
Sobre a Fiel Consultoria
A Fiel Consultoria é uma empresa com mais de dez anos de atuação no mercado, que presta assessoria e consultoria para renegociação de dívidas de pessoas e empresas junto às instituições financeiras. Conta com uma equipe multidisciplinar, que envolve consultores, advogados e negociadores para fazer um diagnóstico individualizado das possibilidades de redução de dívidas. A empresa está presente nas cidades de Curitiba, Londrina e Maringá, no Paraná. Mais informações pelo site www.jurosabusivo.com.br.
Endereços e telefones
Unidade Curitiba (Matriz) – Voluntários da Pátria, 301 – 8º andar – Centro
Telefone: (41) 4020-3435
Unidade Londrina – Av. Paraná, 453 – sala 303 – Centro.
Telefone: (43) 3026-7025
Unidade Maringá – Av. João Paulino Vieira Filho, 672 – Zona 1
Telefone: (44) 3224-0196
Unidade Joinville – Rua Nove de Março, 485 – sala 504 – Ed. Fraitag – Centro
Telefone: (47) 3027-7407