O sabatinado desta quarta,17, é Professor Piva, do PSOL
Ele é filho de Cecílio Rego Almeida, fundador da CR Almeida, uma das maiores e mais influentes empreiteiras do país. Sua declaração de bens feita ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), revela um patrimônio calculado em R$ 740 milhões e gastos de R$ 6 milhões na sua campanha. Também é sócio da Ecovia, empresa que administra pedágios no Paraná – um dos assuntos mais questionados pelo seu maior incentivador, Roberto Requião. Mesmo com tantas discrepâncias, Marcelo Almeida, do PMDB, se apresenta como um candidato honesto e uma opção diferente. “Sou o único candidato que não era candidato. Não acreditei que iria ganhar a convenção do meu partido. Sou a exceção que pensa em uma nova maneira de fazer política”, disse em sabatina que ocorreu nesta terça, 16, na Rede Mercosul/Record News Paraná. “Não faço caixa 2, ninguém me dá dinheiro e acho que todos deveriam falar a verdade e declarar quanto irão gastar na campanha”, completou.
O engenheiro civil está na política desde 1993, quando exerceu seu primeiro mandato como vereador de Curitiba. Teve um segundo mandato como vereador entre 2001 e 2004 e tornou-se deputado Federal em 2007. Marcelo Almeida também foi diretor geral do Detran-PR em 2006, no governo de Roberto Requião, e afirmou ter remodelado o órgão. “Eu ‘arrumei’ o Detran, porque o Requião era o governador, outro não deixaria”, assegurou. “Em todos os Detrans há corrupção”, acusou. O candidato também salientou que é necessário uma “política com vergonha na cara”. “É possível gente do bem ter a mesma força e audácia que os canalhas.”
Almeida também foi questionado sobre os temas mais polêmicos e declarou ser contra a legalização do aborto e da maconha. O candidato afirmou ainda ser a favor da criminalização da homofobia. “O homofóbico precisa ser punido.” Sobre a redução da maioridade penal, falou que não deve ser modificada. “A maioridade penal não deve sofrer alterações, pois tenho medo, por exemplo, que jovens de 16 anos dirijam.”
Marcelo Almeida foi entrevistado pela diretora de Jornalismo da emissora Lígia Gabrielli, pelo colunista da Rede Eduardo Simões e pelos jornalistas do site Vanguarda Política, Roger Pereira e Elizabete Castro. O quinto sabatinado é o professor e ex-vereador de Almirante Tamandaré, Luiz Piva, do PSOL. A entrevista será nesta quarta, 17, ao vivo, às 19h, com duração de meia hora. A transmissão também será feita pela internet: www.redemercosul.com.br, pelo portal www.bonde.com.br (do Grupo Folha de Londrina) e pelo site www.vanguardapolítica.com.br.
Confira a agenda completa das sabatinas, definida de acordo com a agenda dos candidatos:
09/09 – Luiz Bárbara – PTC
10/09 – Evandro José Castagna – PSTU
11/09 – Mauri Viana – PRP
12/09 – Adilson dos Santos Silva – PRTB (cancelou, alegando motivo de doença)
15/09 – Ricardo Gomyde – PC do B (cancelou, alegando compromissos de campanha)
16/09 – Marcelo Almeida – PMDB
17/09 – Luiz Romeiro Piva – PSOL
18/09 – Álvaro Dias – PSDB
Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14, Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.