O sabatinado desta quarta,10, é Evandro Castagna, do PSTU, e na quinta, 11, é o Mauri Viana, do PRP
Certo de que conseguirá na Justiça reverter o indeferimento de sua candidatura, Luiz Bárbara, candidato ao PTC ao Senado Federal pelo Paraná, foi o sabatinado desta terça, 9, na Rede Mercosul/Record News Paraná. “Já recorremos da decisão e vamos provar que a Justiça Eleitoral se equivocou”, disse, afirmando que não há nada errado com o prazo de apresentação de informações sobre seu suplente ao TRE.
Intitulando-se o primeiro candidato negro ao Senado Federal pelo Paraná, ele lembrou a desigualdade de raças na política. “Cerca de 51% da sociedade é negra, mas, no Congresso Nacional nem 1% é”, lamentou, embora tenha ressaltado que não usou cotas para ocupar cargos como servidor público.
Psicólogo, professor e policial militar, Bárbara defende um maior rigor quanto à reincidência de um menor infrator, mas é contra a redução da maioridade penal. “Se for assim, vamos acabar diminuindo de 18 anos, para 16, para 15, para 12 a maioridade. O que é preciso é rever as punições de cada delito, como por exemplo, no tráfico de drogas”, observou.
Como ex-conselheiro tutelar, defendeu uma melhor estrutura para o órgão e disse que sendo eleito, lutará para trazer mais recursos. “Os conselhos tutelares têm que ter sede própria, precisam ter assessoria jurídica. Há como buscar verbas para treinamento da equipe dos conselhos. Em vários ministérios, há recursos que se destinam a crianças e adolescentes. Mas, é preciso de gente qualificada para buscar”, disse, criticando os atuais senadores paranaenses: “Nós temos três senadores, que não trazem recursos para o Paraná. Um deles levou mais verbas para Santa Catarina do que para o nosso Estado.”
O candidato foi entrevistado pela diretora de Jornalismo da emissora Lígia Gabrielli, pelo colunista da Rede Eduardo Simões e pelos jornalistas do site Vanguarda Política, Roger Pereira e Elizabete Castro. O segundo sabatinado é o servidor público Evandro José Castagna, do PSTU. A entrevista será nesta quarta, 10, ao vivo, às 19h, com duração de meia hora. A transmissão também será feita pela internet: www.redemercosul.com.br, pelo portal www.bonde.com.br (do Grupo Folha de Londrina) e pelo site www.vanguardapolítica.com.br.
Confira a agenda completa das sabatinas, definida de acordo com a agenda dos candidatos:
09/09 – Luiz Bárbara – PTC
10/09 – Evandro José Castagna – PSTU
11/09 – Mauri Viana – PRP
12/09 – Adilson dos Santos Silva – PRTB
15/09 – Ricardo Gomyde – PC do B
16/09 – Marcelo Almeida – PMDB
17/09 – Luiz Romeiro Piva – PSOL
18/09 – Álvaro Dias – PSDB
Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.
Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.
A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14, Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.
Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.