Grupo Pioneiro reforça a economia de Joaquim Távora

Cidade do norte pioneiro do Paraná completa 85 anos, neste domingo (21)

Localizada no norte pioneiro do Paraná, Joaquim Távora comemora 85 anos neste domingo, 21 de setembro. Com cerca de 12 mil habitantes, a cidade cresce favorecida pelos investimentos feitos pela maior empresa da região, o Grupo Pioneiro. “Sabemos da nossa importância para a geração de empregos e movimento da economia local. Colaboramos para colocar a cidade no mapa do país”, diz um dos fundadores do Grupo, Paulo César Massaro Thibes.
São 800 moradores locais empregados na empresa, o que representa cerca de 21% dos empregos de todo o município, que conta com 3.739 pessoas com carteira registrada, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. “Temos uma ligação com Joaquim Távora que vai além do aspecto econômico. Essa é a nossa cidade e temos que fazer o que puder pela nossa comunidade”, complementa Tarcizo Messias dos Santos, também fundador da empresa.
O Grupo Pioneiro ainda movimenta de forma indireta, aproximadamente, R$ 3 milhões por mês somente com parceiros integrados. Adriano Moreira do Nascimento, supervisor técnico da Integração do Grupo Pioneiro, ainda avalia que para cada trabalhador envolvido no processo de integrados, sejam gerados mais três outros empregos diretos ou indiretos. “É uma atividade econômica que impulsiona a economia da região”, diz.
A preservação do meio ambiente, com a criação de diversos programas de sustentabilidade, é outra área de preocupação do Grupo Pioneiro no desenvolvimento da cidade. “Temos as estações de tratamento de efluentes e de água, compostagem e fazemos o plantio de eucalipto e florestas para retirar do ar a mesma quantidade de gás carbônico liberada com a produção industrial”, explica o Gestor do Meio Ambiente do Grupo Pioneiro, Francisco Carlos da Silva.
A população de Joaquim Távora também é beneficiada com ações de conscientização ambiental. Neste ano, a empresa auxiliou os alunos da Escola Municipal São José na execução do Projeto Agrinho, uma iniciativa da Faep – Federação da Agricultura do Estado do Paraná. Foram realizadas palestras sobre meio ambiente e compostagem, os alunos conheceram os aviários e receberam adubo da Indústria de Resíduos Orgânicos Classe II para a horta.

Sobre o Grupo Pioneiro
Fundado em 1983, no norte Pioneiro do Paraná, o Grupo Pioneiro hoje conta com três empresas: a Maná Alimentos, a Frangos Pioneiro e a Rações Pioneira que, juntas, produzem cerca de 470 toneladas de alimentos e 790 toneladas de rações por dia. Todos os frangos são de origem de aviários que fazem parte do Sistema de Integração de Frango de Corte, o que ajuda no controle da saúde das aves e incentiva a agricultura familiar. A sustentabilidade é outra preocupação do Grupo, que possui Estações de Tratamento de Efluentes e Água e Indústria de Tratamento de Resíduos Orgânicos classe 2, que trata todos os resíduos orgânicos. Além disso, destina todos os resíduos recicláveis para empresas especializadas e certificadas.
Em 2010, a empresa reestruturou seu complexo industrial e recebeu a certificação para exportações do Ministério da Agricultura, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Selo de Qualidade Islamic Halal, obrigatório em países islâmicos. Hoje, os produtos da Pioneiro estão presentes em vários estados brasileiros, no Japão e em diversos países da África e Oriente Médio.
Mais informações no site www.grupopioneiro.com.br .

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>