O bate-papo é gratuito, mas as vagas são limitadas
A palestra gratuita “Converse com especialistas sobre dor de cabeça, cefaleia e dor orofacial” é destaque nesta sexta, 4, e no sábado, 5, durante o XXIX Congresso Brasileiro de Cefaleia e do X Congresso de Dor Orofacial, que ocorre no Shopping Novo Batel, em Curitiba. “Nosso objetivo é que as pessoas possam esclarecer suas dúvidas sobre o que influencia a intensidade de suas dores de cabeça, atividades e alimentação mais adequadas e outras dúvidas que possam ter e que nossos especialistas presentes possam sanar”, explica o presidente da SBCe, o neurologista Pedro Kowacs.
As sessões ocorrem nos dias 4 e 5 de setembro, às 9h, 10h, 15h e 16h. Os interessados em participar podem retirar os convites gratuitamente na bilheteria do Teatro Fernanda Montenegro, localizado na Rua Al. Dom Pedro II, 255, das 10h às 12h e das 13h30 às 18h; no Centro de Especialidades de Santa Felicidade, na Av. Vereador Toaldo Tulio, 2.500, das 7h às 19h; e na recepção central do Instituto de Neurologia de Curitiba, na Rua Jeremias Maciel Perretto, 300, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (41) 9268-7911 ou pelo e-mail [email protected].
Mulheres são as maiores vítimas
De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, existem diversos tipos de cefaleias crônicas, que afetam mais de 20% da população. Porém, são as mulheres que mais sofrem com a dor: 60% da população feminina. Segundo os especialistas, mais de 200 causas podem levar às dores de cabeça, entre elas: a má alimentação, a falta ou pouca atividade física, o estresse, e nas mulheres, ainda estão relacionadas as questões hormonais e o uso de contraceptivos. “Essas dores estão muito ligadas ao estrogênio, hormônio feminino”, aponta Dr. Pedro Kowacs. Ele explica que atividades aeróbicas ajudam o paciente. “Não há cura, mas há tratamento medicamentoso e algns exercícios físicos como a corrida colaboram muito para diminuição da dor”, explica. O especialista será um dos médicos presentes no evento para conversar com a população.
Data: 4 e 5 de setembro
Horários: 9h, 10h, 15h, 16h
Entrevistados: Especialistas e leigos
Serviço: As palestras para o público leigo ocorrerão nos dias 4 a 5 de setembro em Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 9268-7911 ou pelo e-mail [email protected].