“Beto Richa é o pior governador da história do Paraná”, afirma Roberto Requião em sabatina pela Rede Mercosul/Record News Paraná

O entrevistado desta terça-feira é o candidato Rodrigo Tomazini, do PSTU

 Atacando constantemente seu adversário político Beto Richa, melhor colocado nas últimas pesquisas de opinião, o ex-governador, atual senador pelo Paraná e candidato ao governo do Estado pelo PMDB, Roberto Requião, foi o sexto a participar da sabatina promovida pela Rede Mercosul/Record News Paraná. Ele foi entrevistado ao vivo, por uma hora, das 19h às 20h, pela diretora de Jornalismo da emissora, Ligia Gabrielli, pelo colunista da Rede, Eduardo Simões, e pelos jornalistas de política Roger Pereira e Elizabete Castro, do portal Vanguarda Política. A sabatina foi assistida por alunos da PUCPR e da Uninter.

Questionado sobre o porquê quer ser governador novamente, Requião fez alusão ao Papa Francisco. “Inspiro-me em nosso Papa Francisco. É preciso usar a consciência para consertar a bagunça que está o Paraná”, afirmou e alfinetou o atual governador. “O pior governo é o do Beto Richa, pois é um governo de exposição. Não estou fazendo uma acusação, apenas constatando o que está sendo divulgado na imprensa. Já acabei com a anarquia política do Jaime Lerner, mas, diferente do atual governador, o Lerner tinha realizações inteligentes”, ressaltou.

Durante a entrevista, o candidato disse que congelou as tarifas da Copel e da Sanepar e que ofereceu água e energia elétrica para uma maior parcela da população paranaense. “Congelei a tarifa por sete anos e ainda deixei dinheiro em caixa para dar continuidade. Vou fazer uma auditoria pesada, pois é uma falta absoluta de planejamento nesta gestão da Copel. Numa inflação de 23%, a tarifa da energia subiu mais de 50%, como o governador não sabe desse aumento?”, criticou.

Os jornalistas questionaram sobre o fato do senador ter votado contra o empréstimo internacional solicitado pelo atual governo. “Eu suspendi porque queria saber o motivo do governador querer esse empréstimo, o Estado não tem arrecadação, está quebrado?”, disse, garantindo que votou a favor de outros investimentos para o Paraná.

Ao falar sobre preço do pedágio, um dos temas mais polêmicos de sua gestão de 2003 a 2010, o ex-governador voltou a atacar Beto Richa. Na época, Requião moveu ações na justiça contra as concessionárias de pedágios e aumentos abusivos, mas, as brigas intermináveis só colaboraram para tarifas ainda maiores. “No meu site do Senado eu mostro todas as 37 ações contra o pedágio que eu movi e que o atual governador desistiu”, afirmou. “A justiça no Brasil é lenta, mas mais dia, menos dia as ações seriam julgadas e o povo ganharia. Não tem sentido nosso pedágio ser o maior do mundo. As estradas devem ser fiscalizadas todos os dias e temos que defender sempre os interesses da população.”

Requião foi questionado sobre o nepotismo, por ter em seu governo três irmãos empregados. “A Lúcia, minha irmã, era voluntária na Provopar. O Eduardo, meu irmão, fazia o que eu mandava no Porto de Paranaguá e deixou, em caixa, R$ 500 milhões. Já o Maurício era um excelente secretário da Educação, devia até ser Ministro, pois tinha 99,99% de aprovação com os professores.”

O senador também abordou sobre a polícia e as Unidades Paraná Seguro (UPS). “A UPS não é um programa, é marketing!”, comentou e defendeu à Polícia Comunitária, que, segundo ele, é a mais eficiente do mundo. “Eu recuso aquela polícia que usa escopetas e que mete mais medo na comunidade que os bandidos. O policial deve frequentar o churrasco da igreja ou a casa do morador, para que seja conhecido e conheça a população.” Com relação ao sistema prisional no Paraná, se diz favorável a penas alternativas. “Um contador que sonegou imposto para que sua filha entrasse na faculdade não pode ser julgado como o Fernandinho Beiramar”, comentou.

Sobre estar atrás de Beto Richa nas pesquisas eleitorais, Requião diz não confiar. “Quer comprar peixe, vá à peixaria. Quer comprar carne, vá ao açougue. Quer comprar pesquisas, vá ao Ibope ou ao Data Folha. Quem decide é a população, na urna. O importante é um melhor governo para o Paraná”, afirmou.

A sabatina foi transmitida ao vivo em rede estadual de televisão e via internet, pelo endereço www.redemercosul.com.br e pelo site www.vanguardapolitica.com.br, pelo grupo de Rádios Terra Nativa e coberta pelo portal Bonde.com.br do Grupo Folha de Londrina e pelo Portal Comunicare, dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O entrevistado da próxima segunda, 25, às 19h, é o ex-governador e senador, Roberto Requião. Confira a ordem das sabatinas, definida em sorteio:
18/08 – Ogier Buchi (PRP)
19/08 – Beto Richa (Coligação Todos Pelo Paraná)
20/08 – Tulio Bandeira (PTC)
21/08 – Bernardo Pilotto (PSOL)
22/08 – Geonísio Marinho (PRTB)
25/08 – Roberto Requião (Coligação Paraná com Governo)
26/08 – Rodrigo Tomazini (PSTU)
27/08 – Gleisi Hoffmann (Coligação Paraná Olhando para Frente)

Sobre a Rede Mercosul/Record News Paraná
A Rede Mercosul foi inaugurada em abril de 2002. Ela concentra esforços para relatar os acontecimentos importantes para a população. As coberturas jornalísticas das eleições são exemplo disso. É a primeira emissora do Estado a acompanhar, em tempo real, tudo que acontece no contexto político nos dias decisivos e nas votações. Em dezembro de 2012, tornou-se afiliada à Rede Record News.

Líder de audiência entre as emissoras de notícias, a Record News veio somar qualidade à programação jornalística regional. O conteúdo produzido no Paraná tem destaque em todo Brasil e o foco da rede é o noticiário regional. O telejornal diário, Mercosul News, é exibido há dez anos, tendo ampla densidade entre o público. Atualmente em horário nobre, às 18 horas, antecipa aos paranaenses um resumo dos assuntos importantes.

A Rede Mercosul/Record News PR é sintonizada em UHF analógico no canal 21 em Curitiba e região metropolitana e no digital por meio do canal 22, Digital – canal 21.1 UHF – canal 21, NET – canal 14,Vivo – canal 21 e GVT – canal 321.

Sua área de cobertura estende-se pelas principais cidades do Estado do Paraná, levando seu sinal para mais de 7 milhões de pessoas, que podem acompanhar sua programação através da rede de retransmissoras instaladas no interior e por meio das principais operadoras de TV a Cabo presentes no Estado.

Mais informações: www.redermercosul.com.br e siga-nos no facebook: www.facebook.com/recordnewspr .

 Aviso aos jornalistas: O credenciamento dos jornalistas para cobrir as entrevistas será feito com a Expressa Comunicação, pelos telefones: 41 – 3029-4038/3233-4032/9981-0025.

  • PDF
  • Imprima tranquilo! Nosso layout de impressão não consumirá muitos recursos de sua impressora, pois é preto e branco e contém apenas o texto do artigo.

    Imprimir
  • Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>