*Gisele Meter
Com a concorrência acirrada no mercado de trabalho, não basta o profissional executar as suas tarefas, é preciso mostrar suas qualidades e diferenciais. Isto é o que chamamos de marketing pessoal: saber destacar suas habilidades positivas para o aspecto profissional. É uma aptidão que pode ser aprendida e desenvolvida com o tempo. Mas não se pode confundir marketing pessoal com “puxar o saco” do chefe.
Para ajudar a aplicar de forma correta o seu marketing pessoal, é importante saber que algumas atitudes que muitas vezes podem parecer detalhes, fazem uma grande diferença, como cuidar da aparência, algo fundamental em todos os aspectos da vida e estratégico na imagem profissional. Outro fator importante é adequar seu tom de voz ao ambiente e ao contexto da situação. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, falar muito alto ou muito baixo pode ser prejudicial.
Não deixe de expor sua opinião, mas de forma direta, demonstrando que você pensou sobre o assunto e que procura contribuir para resolver o que está sendo discutido. Demonstre interesse, indicando que você está aberto a vários pontos de vista, é uma pessoa flexível e, ao mesmo tempo, dedicada ao que acontece dentro da empresa. E saiba assumir responsabilidades, pois, assim, as chances de conquistar a confiança das pessoas aumentam e sua imagem acaba ganhando uma visibilidade positiva. Outra qualidade fundamental é manter a sua palavra: prometeu, cumpra! Não volte atrás quando se comprometer.
Hoje, os profissionais estão cada dia mais parecidos, então, esteja disposto a fazer o que os outros não fazem. Pode parecer difícil ou desafiador, mas é uma alternativa para a promoção de uma boa imagem profissional. Procure resolver problemas de uma forma diferente. Independente do que precisa ser feito, se utilizarmos a criatividade, podemos encontrar boas soluções para o que precisamos.
Ah, e um lembrete que ajuda em todos os seus ciclos de relacionamento: seja cordial com as pessoas, tratando todas com respeito, promovendo assim, um bem- estar pessoal e uma boa imagem profissional. Por último, entregue bons resultados, que é o que as empresas procuram sempre. Se isto for feito de forma positiva, acaba beneficiando todos os envolvidos.
*Gisele Meter é psicóloga (CRP 08/18389), empresária, diretora executiva de Recursos Humanos, palestrante, consultora estratégica em gestão de pessoas e gestão de mudança organizacional. Colunista de portais e sites voltados ao público feminino e de Administração, ela também é a idealizadora do método Life® – Liderança Feminina Estratégica para o desenvolvimento de líderes nas empresas.